Geléia de Fruta

Como fazer geléia de frutas...

Todos os tipos de frutas macias podem ser usadas para fazer geléia. Varia um pouco a quantidade de fruta, açúcar e água que deve-se usar para cada tipo de fruta.
Use frutas maduras e macias, cortadas em pedaços pequenos, assim como mangas, groselhas, framboesas, morangos e goiabas, por exemplo. Todos elas são boas para geléia.
Meça as frutas em xícaras (chá) ao colocá-las em uma panela grande para cozinhar. A geléia formará muitas bolhas ao cozinhar, por isso, não use uma panela muito pequena.

Ingredientes:
-1 Kg de frutas
-água, se necessário (menos, se a fruta tiver bastante suco como o abacaxi (o ananás), a framboesa e o morango).
-1/2 Kg de açúcar

Modo de Fazer
Cozinhe tudo até ficar firme.


Ponto:
Verifique se está firme despejando uma quantia pequena de geléia sobre um prato frio. Após alguns segundos, empurre-a com o dedo. Se ela enrugar e formar uma crosta, ela está pronta. Caso contrário, ferva durante mais tempo e tente novamente. Caso ainda não dê, acrescentar mais açúcar.

Conservas:
Use vidros bem limpos e secos. Antes de despejar a geléia nos vidros, envolva-os em um pano frio e húmido para evitar que se rompam. Encha-os e cubra-os com uma tampa limpa.

Dicas:
Estas são apenas medidas aproximadas. Experimente com as frutas que tiver. As frutas macias precisam cozinhar por pouco tempo. Se a geléia não se firmar bem, use menos água e mais açúcar. Se ela ficar firme demais, use mais água. É muito difícil fazer com que a geléia de abacaxi (ananás) fique firme e ela não dura por muito tempo (mas fica gostosa!). Prepare quantidades pequenas.
Laranjas, limões e outras frutas cítricas precisam cozinhar por muito mais tempo, e para cada 2 xícaras (chávenas) de fruta, coloque 1/2 xícara (chávena) de água e 11/2 xícaras (chávenas) de açúcar. Prenda as sementes das frutas cítricas dentro de um pedaço de pano e cozinheas com a geléia para melhorar a consistência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Licor de Figo-da-India - Cactus

Broa de Pau-a-pique

Licor de Jabuticaba Caseiro - muito fácil