Licor de Frutas
fonte: globo rural
Ingredientes:
- 2 xícaras de água
- 2 xícaras de água
- 4 xícaras de açúcar
- 1 litro de cachaça
- 1 quilo de uva ou outra frutas (para folhas de figo usar 6 unidades rasgadas)
Modo de Fazer
- O primeiro passo no preparo do licor é preparar a infusão. No caso da uva ou jaboticaba, a gente abre a fruta. Basta um pequeno corte, até a metade, para que ela possa passar o sabor, o aroma, a cor para cachaça, é bom amassar um pouco com as mãos.
- Em seguida nós acrescentamos a cachaça. É importante que a fruta sempre fique coberta pelo líquido. Aí fechamos o vidro.
- Uma vez fechado o vidro, nós vamos mantê-lo em infusão agora, nesse processo durante 8 dias, num local fresco, arejado e, de preferência, que fique no escuro, como num armário, para que a gente não perca a cor da fruta.
- O passo seguinte, após os oito dias, é coar o líquido.
- Agora faça a calda com o açúcar e a água. Coloque a água para ferver e acrescente o açúcar. A gente só mexe no início. Misturar (ainda vai ficar com a coloração branca). Cobrir a panela e deixar ferver.
- Quando começar a fervura, baixe o fogo deixe ferver por mais 5 minutos. Ela parece mais líquida agora porque ela ainda está quente, mas quando ela esfriar você vai ver que ela vai ficar um pouco mais densa.
- Neste ponto nós temos a infusão e a calda. O importante é sempre a calda estar fria. Agora nós vamos misturar bem e engarrafar.
Dicas
É importante que as garrafinhas que serão utilizadas estejam esterilizadas. Elas são fervidas por 30 minutos, juntamente com as rolhas.
Após é só colocar os rótulos com o nome, a qualidade do licor. É importante ter a identificação porque depois você vai fazer outros licores que, às vezes, têm a mesma coloração. Então, é importante que você tenha a identificação de cada um, como a data. Aí é esperar que envelheça durante um mês.
O licor é uma bebida digestiva. Depois de almoço, após as refeições, é interessante a gente beber. Essa receita de licor serve para outras frutas, como a cereja, a ameixa ou o pêssego.
Comentários
Postar um comentário